×

Home

Aposentado

Pensionista

NOTÍCIAS

- Notícias - Vídeos - Matérias

Quem Somos

- A ABASP - Equipe - Sede e unidades administrativas

Contato


Boleto 2° Via

Consulta Processual

×
120 usuários online

Aplicativo para visualização das informações financeiras, cadastrais, funcionais, além de comunicações da Central de Mensagens

Sigepe mobile permite consultar, compartilhar e imprimir contracheques, informes de rendimento, comprovante de pensão alimentícia, extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas, simular consignação, autorizar consignatário, além de consultar margens consignáveis, férias e mensagens recebidas da Central de Mensagens!

Por ABASP

O aplicativo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão oferece aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo SIAPE, uma forma prática e ágil, de consultar as suas informações financeiras, cadastrais e funcionais, por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets e abre um novo canal de comunicação com os servidores públicos federais por meio da Central de Mensagens.

Atualmente o Aplicativo Sigepe mobile está com avaliação de 4,5 estrelas na loja Google Play, 4,3 estrelas na App Store de um total possível de 5,0 estrelas e conta com aproximadamente 660 mil instalações nestas 2 lojas. Estas avaliações representam que o aplicativo teve boa aceitação para o público alvo, tendo em vista que a nota dada pelo usuário é espontânea!

A iniciativa faz parte do novo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).

As Funcionalidades

  • Consulta da prévia do contracheque para que possa verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos;
  • Consulta dos contracheques dos últimos 12 meses, de forma simplificada e detalhada;
  • Notificação (push) quando a prévia, contracheque definitivo e comprovante de rendimentos estiverem disponíveis, assim como quando uma nova consignação for averbada no seu contracheque e uma nova mensagem for recebida na Central de Mensagens;
  • Mostra gráficos detalhados dos rendimentos e descontos;
  • Consulta dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado;
  • Envio do contracheque por e-mail;
  • Consulta, compartilhamento e impressão dos comprovantes de rendimentos;
  • Consulta, compartilhamento e impressão de comprovante de pensão alimentícia;
  • Consulta de férias;
  • Consulta de margens consignáveis, , simulação de consignação e compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas ;
  • Autorização e Consulta de Autorização de Consignatário;
  • Cadastramento de dispositivo móvel;
  • Central de Mensagens; e
  • Marcação de férias para os órgãos que utilizam o Férias Web (em breve).

 

As vantagens

O Sigepe mobile coloca na palma da mão dos servidores, aposentados e pensionistas o acesso às informações cadastrais, funcionais, financeiras e comunicações recebidas da Central de Mensagens a qualquer hora e em qualquer lugar!

Com ele é possível visualizar, com mais clareza, os percentuais dos rendimentos e descontos lançados no contracheque, por meio de gráficos.

O usuário receberá uma notificação (push) quando a prévia do contracheque estiver disponível para que possa verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos.

Mais uma vantagem é a disponibilização anual do Informe de Rendimentos para preenchimento das informações que são necessárias para a declaração do Imposto de Renda.

Para quem paga pensão alimentícia e que antes tinha que dirigir à UPAG para pegar o comprovante impresso, agora pode consultar, imprimir e compartilhar também os comprovantes, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O aplicativo permite também consultar, compartilhar e imprimir extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas, simular consignação, além de consultar de forma mais simples às margens consignáveis e as autorizações de consignatários, ampliando assim o controle e gestão das consignações.

Outro aspecto que proporciona maior mobilidade ao usuário é que ele pode autorizar um consignatário diretamente pelo dispositivo móvel. Para isso, basta que ele realize o cadastramento do dispositivo móvel apenas uma vez (pode iniciar o processo tanto pelo menu de opções quanto ao clicar em “Autorizar” na aba de Consignação) e siga os passos informados pelo aplicativo.

Além disso,  os servidores podem consultar as suas férias a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo assim se programar para o merecido descanso e quando tiver de férias saber qual o dia exato para voltar às atividades.

O Acesso

Para acessar o aplicativo, o usuário informará o CPF e a mesma senha cadastrada no Sigac – Sistema de Gestão de Acesso (gestaodeacesso.planejamento.gov.br)

Caso nunca tenha cadastrado uma senha no Sigac, você deverá acessar gestaodeacesso.planejamento.gov.br, clicar em “Precisa de Ajuda?”, selecionar a opção “Primeiro acesso” e seguir as instruções apresentadas em tela.

Em caso de dúvidas sobre o uso do aplicativo, basta clicar no link “Dúvidas Frequentes“.

A instalação

O aplicativo Sigepe mobile poderá ser baixado (download) nas lojas da Google Play e App Store. Para que você tenha acesso as últimas funcionalidades disponibilizadas, mantenha sempre o seu aplicativo atualizado.

Para quem tem smartphone ou tablet Android:

  • entrar na loja virtual Google Play (deverá ter acesso a internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
  • pesquisar pelo nome Sigepe mobile; e
  • instalar o aplicativo.

 

Para quem tem smartphone ou tablet iOS:

  • entrar na loja virtual App Store (deverá ter acesso a internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
  • pesquisar pelo nome Sigepe mobile; e
  • instalar o aplicativo.

Para sua segurança, a área de Segurança da Informação do Ministério do Planejamento orienta que não seja realizada a instalação em fontes desconhecidas, ou seja, o aplicativo deverá ser instalado ou atualizado somente nas lojas Google Play ou App Store.

 

Fonte: servidor.gov.br

Comentários ( )